Governo Trump e eleições nos radares.

Ontem o mercado de câmbio local teve um dia marcado pela volatilidade, nos Estados Unidos o governo de Donald Trump continua trazendo surpresas atras de surpresas, enquanto aqui no Brasil, Lula em primeiro lugar em nova pesquisa eleitoral deu o tom nos negócios.

As cotações do dólar seguiam como nos últimos dias, com a divisa norte-americana ensaiando uma queda mais consistente, porém cenário mudou rapidamente após notícias sobre o congelamento da emissão de vistos anunciadas pelo governo Donald Trump.

De cara as notícias que chagaram eram da suspensão de vistos para o Brasil, Rússia e Irã, o que dava a impressão de ser algo segmentado, porém no final do dia foi esclarecido que a suspensão dos vistos atingiria 75 países e que estão relacionadas a processos de imigração, não tendo nada a ver com vistos de turismo e trabalho.

Porém o estrago estava feito, o dólar atingiu a cotação de 5,43 após as primeiras notícias, recuou um pouco no final dos negócios em encerrou o dia cotado em 5,40 (+0,47%).

Grandes bancas destacaram que uma pesquisa eleitoral que foi divulgada ontem também ajudou na alta do dólar, o cenário segue favorável a Lula, que ganha de todos os candidatos até então apresentados aos entrevistados.

O governo do Irã está divulgando que não irá executar de maneira sumaria manifestantes que foram detidos ( apesar dos milhares de manifestantes mortos em confronto com as forças governamentais,) esse anunciou fez com que o tom do governo dos Estados Unidos deixe uma baixada, fato que derrubou as cotações do petróleo nesta manhã.

O Ibovespa fechou em forte alta de +1,96% aos 165.146 pontos.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta.

O índice DXY trabalha em alta de +0,02% aos 98.935 pontos.

Os preços do petróleo trabalham em forte queda de -4,35% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11h:30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: vendas no varejo (09:00h).

EUROPA: balança comercial (07:00h).

EUA: pedidos de seguro-desemprego, índice de atividade industrial (10h:30).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,33%, Hong Kong: -0,28%, Tokio: -0,44%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,02% na média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,33% na média.