IPCA é o destaque do dia.

Ontem o dia foi marcado por uma agenda econômica fraca, assim os olhares dos investidores estiveram voltados para pauta política, fato esse que reduziu novamente o volume financeiro nas mesas operacionais.

Aqui no Brasil começaram os votos dos Ministros do Supremo com relação ao processo de Jair Bolsonaro e outros, o placar está em 2 x 0 para condenação, e a previsão é de que até sexta-feira termine o julgamento.

Investidores esperam novas retaliações por parte dos Estados Unidos contra o Brasil assim que o veredito final for divulgado.

Ontem a porta voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, fez um “sinistro” discurso, afirmando que Donald Trump não tem medo de usar meios econômicos e “militares” para proteger a liberdade de expressão.

Todo esse ambiente, concomitante a crise política na Argentina e França fizeram com que o dólar subisse aqui no mercado nacional.

A divisa norte-americana fechou o dia em torno de 5,44 com alta de +0,34%.

Os Estados Unidos divulgaram a revisão anual de empregos, e de maneira surpreendente o número ficou bem pior do que esperado. Quase 1 milhão de vagas a menos foram detectadas, sinalizando que o movimento já estava enraizado antes das tarifas de Trump.

Com a volta dos indicadores econômicos, as atenções dos investidores devem se voltar à pauta econômica, o IPCA será divulgado antes da abertura dos mercados, e nos Estados Unidos o destaque do dia fica por conta do índice de preços ao produtor.

O Ibovespa fechou em baixa de -0,15% aos 143.409 pontos.

O índice DXY trabalha em alta de +0,05% aos 97.770 pontos.

Os preços do petróleo sobem em torno de + 0,82% na média.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta nesta manhã.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: IPCA (09:00), fluxo cambial estrangeiro (14h:30)

EUA: índice de preços ao produtor (09h:30), vendas no atacado (11:00h), estoques de petróleo (11h:30).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: +0,13%, Hong Kong: +1,01%, Tokio: +0,91%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,42% na média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,08% na média.