AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados

Mercado em ritmo de cautela.

Mesmo com os números do índice de preços ao consumidor nos EUA saindo perto das expectativas, os mercados no Brasil ainda demonstram cautela.

Após a divulgação dos dados nos EUA os mercados voltaram sua atenção às falas de Roberto Campos, Presidente do Bacen, em simpósio realizado pelo Banco BTG-Pactual em São Paulo.

O Presidente do Bacen afirmou que o órgão estará empenhado no combate à inflação, porém disse que a instituição não agirá sobre cada nova alteração de “alta frequência”.

A frase bastou para que a curva de juros futura perdesse força, e por volta das 11:00hs caia em torno de -2%. O mercado se preparada para um aumento de Selic na próxima semana entre 1,00% e 1,25%.

As falas de Roberto Campos se mostraram bem alinhadas com as expectativas dos mercados e trouxeram as discussões para um patamar aceitável pelo mercado, o que já com Paulo Guedes parece que sido um pouco diferente.

No fim do simpósio foi a vez de Paulo Guedes, e vários players tentam entender em qual “tempo verbal” vive o Ministro.

Na maior parte do discurso se absteve dos fatos presentes, dizendo que “se não houvesse” ruído político, o dólar “poderia” estar entre 3,80 e 4,20, “se as pessoas soubessem” como é a conta dos precatórios, não criticariam as propostas de parcelamento. Veremos como o mercado reage às falas do Ministro.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,40% na média.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IBC-BR (09:00hs).

EUROPA: discursos de membros do BCE (09:30hs).

EUA: dados hipotecários (08:00hs), preços de bens importados e exportados, índice Empire States de atividade industrial (09:30hs), produção industrial (10:15hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,25% em média.

Europa: trabalham em baixa de -0,50% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,20% na média.