Ata do COPOM e reforma tributária são o destaque do dia.

Os mercados nacionais vão abrir nesta terça-feira já conhecendo a Ata do COPOM, que será divulgada às 08:00h, os investidores estão de olho no relatório após uma mudança no cenário internacional, onde a guerra entre Israel e o Hamas ganhou destaque e os movimentos nos EUA mudaram um pouco de rumo.

O governo pressionou e a Reforma Tributária ganha corpo no Senado Federal, existe a expectativa que a casa deve colocar em votação o texto na CCJ, e depois ir a plenário.

A grande euforia do começo se perdeu na medida em que vários setores estão sendo “agraciados “no texto, segundo estimativas, já são mais de 700 emendas apresentadas no projeto original.

A pressão de vários setores fez com que Haddad afirma-se ontem que a Reforma deve tirar uma nota sete, numa escala de zero a dez, porém ele disse que o atual sistema tem nota um.

A China divulgou nesta madrugada sua balança comercial, e o número decepcionou os investidores. As importações subiram mais que o esperado (+3%), porém a exportações caíram forte (-6,4% ante um previsão de -3,7%).

Os dados da balança comercial chinesa derrubaram as bolsas asiáticas.

O Ibovespa fechou em alta de +0,23% aos 118,431 pontos; já o dólar fechou perto da estabilidade após um dia de volatilidade, a divisa norte-americana foi cotada entre 4,88 e 4,92 fechando em torno de 4,89.

No exterior o índice DXY trabalha em alta de +0,33% aos 105,390 pontos.

Os índices futuros acionários europeus e norte-americanos trabalham em baixa nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de 2,10% na média, o Brent está cotado a usd.83,41 e o WTI a usd.79,22 por barril.

Olhares atentos a ata do COPOM no Brasil e nos discursos de membros do FED nos EUA.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30h.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: ata do COPOM (08:00h), dívida bruta/PIB (08:30h)

EUROPA: discursos de membros do BCE (09:15h).

EUA: discursos de membros do FED( a partir das 09:30h), balança comercial (10:30h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,04%, Hong Kong: 1,70%, Tokio: -1,37%.

EUROPA: trabalham em baixa de -0,33% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,20% na média.