AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 06.09.2021

Feriados nos EUA e Brasil vão dotar os rumos do mercado.

Nos EUA hoje é comemorado do Dia do Trabalho, e no Brasil amanhã o Dia da Independência, assim sendo os mercados que já vinham mostrando números de negociações abaixo da média, será ainda menor.

Teremos hoje no Brasil, como acontece toda segunda-feira, a divulgação do Boletim Focus do Bacen, que mostra as novas expectativas semanais para vários indexadores.

Fora o fraco movimento que deve ser verificado, os mercados estarão atentos com os movimentos que vem de Brasília.

A mobilização para manifestações de apoio e contra o governo vão ditar o “humor” dos mercados.

Existe grande apreensão de como Presidente da República irá se portar, visto que existe claro embate entre as casas que compõe o Congresso. O clima entre o executivo e o judiciário é dos piores já verificados ultimamente.

Os movimentos em Brasília estão sendo monitorados por vários países mundo afora, que veem com preocupações as tensões que rondam a democracia nacional.

A B3 encerrou a última sexta com discreta alta de +0,22% fechando aos 116.933 pontos, e o dólar no mercado nacional continua rondando as casas dos 5,20.

A crise hídrica chega trazendo muitas preocupações, apesar do governo central afirmar que não haverá racionamento de energia, o aumento nas bandeiras tarifárias já vai encarecer as contas de energia para o próximo mês, e jogará mais lenha na fogueira da inflação.

No setor de commodities, o Brasil suspendeu a exportação de carne bovina para China após ser verificado dois casos da chamada “vaca louca” em frigoríficos de Minas Gerais e Mato Grosso.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,60% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: boletim Focus (08:25hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +1,50% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,30% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,10% na média.