AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 03.09.2021

Confusão no texto da reforma do imposto de renda e agenda norte-americana nos radares.

A pressa repentina para votação em mudanças no imposto de renda trouxe muita instabilidade aos mercados, fortes perdas para B3 e novas oscilações nos preços do dólar.

O texto que foi aprovado já teve modificações nas votações dos destaques, e deve novamente sofrer alterações junto ao Senado Federal, trazendo incertezas e instabilidades.

O grande problema não é a taxação dos lucros e dividendos por parte das grandes companhias, é sim a verificada perda de arrecadação pelo Governo Federal.

Segundo cálculos iniciais da equipe econômica, o ganho seria de R$12 bilhões com a reforma, porém especialistas afirmam que a conta é ao contrário, o governo renuncia a mais de R$.50 bilhões em tributos.

São fortes as chances de a reforma não ser levada adiante no Senado Federal.

O reflexo de toda confusão atingiu forte a B3, que teve queda de -2,28%, fechando aos 116.677 pontos. As ações dos bancos foram as que mais sofreram.

No mercado de câmbio o dólar se manteve estável no exterior, com relação ao índice DXY fechou com alta de +0,01% pontos; no mercado local depois de muitas oscilações a moeda norte americana fechou perto de 5,19.

Às vésperas do feriado da independência, os mercados tendem a trabalhar de maneira cautelosa, as manifestações pró e contra o governo central devem agitar o cenário.

A FEBRABAN, se descolando da FIESP, ontem à noite reforçou a carta de manifestação que cobra harmonia entre os poderes. Vários setores empresariais de todo Brasil aderem a manifestação.

Agenda forte hoje nos EUA com a divulgação do relatório Payroll, muito aguardado, e dados do PMI.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,51% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: PMI de serviços e composto (10:00hs).

EUA: relatório de empregos-Payroll (09:30hs), PMI (10:45hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em queda de -0,43%, Tóquio em alta de +2,05%.

Europa: trabalham em baixa de -0,20% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,10% na média.