AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 30.08.2021

Semana com agenda intensa.

Na última sexta-feira, Jerome Powell, dentro do simpósio Jackson Hole, reafirmou os andamentos dos programas de estímulos, não dando pistas sobre o fim dos programas de estímulos.

Jerome Powell reafirmou que a busca é a do pleno emprego, voltando a destacar que a inflação presente estava dentro do programado.

Dentro deste aspecto, as bolsas mundiais, após um dia de cautela, fecharam em alta, a B3 encerrou com valorização de +1,65% aos 120.678 pontos.

O dólar no mercado doméstico, após flertar com cotações abaixo de 5,20, fechou por volta de 5,25, ainda refletindo os problemas internos.

Os movimentos que vem de Brasília tumultuam o ambiente, e com a proximidade do feriado da independência, a tendência é de que as pressões continuem.

Um forte movimento é esperado para o início desta semana. Foi divulgado neste domingo que vários setores que representam a maior fatia do PIB nacional, incluindo bancos, empresários, e agricultores vão lançar uma carta aberta para defesa à democracia.

O movimento é tão expressivo que mostra até um “racha” dentro da forte Febraban, sendo que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, bancos com presença estatal e com seus presidentes indicados aos cargos pelo governo, anunciaram que deixarão o organismo.

Talvez seja o mais forte movimento verificado no meio empresarial, que demostram a insatisfação com os andamentos do governo, seja na esfera política, ou econômica.

Veremos qual será o posicionamento do Presidente da República em meio a divulgação da carta aberta.

Hoje à noite (22:00hs) saem os dados do PMI chinês.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,80% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IGP-M mensal (08:00hs), boletim Focus (08:25hs).

EUROPA: IPC da Alemanha (09:00hs), discurso de membros do BCE (12:00hs)

EUA: vendas pendentes de moradias (11:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fecharam em alta de +0,20% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,10% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,08% na média.