AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 20.09.2021

Semana com decisão sobre novas taxas de juros.

O FED inicia sua tradicional reunião de dois dias antes da divulgação da nova taxa de juros norte-americana. O mercado não espera mudança na taxa, e como sempre os olhares estarão voltados para as entrevistas que ocorrem posteriormente.

Os movimentos que podem ser observados com relação a redução dos pacotes de estímulos, são o primeiro passo para mudança de direção afim de aumentar os juros futuros; qualquer movimento de redução dos pacotes, vai impactar os mercados emergentes.

No Brasil o COPOM divulga a nova Selic também na quarta-feira, às 18hs, com os mercados já encerrados. Talvez essa divulgação seja das mais importantes do ano, visto todas as tenções que verificamos em território nacional; as apostas de aumento da taxa vão de +1,00% a 1,50%.

Com a surpresa do aumento do IOF, a Bolsa teve forte queda na última sexta-feira, encerrou com baixa de -2,07% aos 111.439 pontos.

As cotações do dólar também forma impactadas com o anúncio do IOF, a moeda norte-americana chegou a trabalhar acima dos 5,34.

Jair Bolsonaro embarcou para New York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas. Por tradição o Brasil abre o simpósio, e olhares voltados ao seu discurso, que deve ter um tom ameno.

Na tentativa que colocar uma agenda positiva nos radares, o governo anunciou que pretende privatizar os aeroportos de Congonhas e Santos Dumond até abril do próximo ano. Os dois aeroportos são os mais rentáveis do país, sendo considerados “joias da coroa” e sempre foram alvo do setor privado.

O governo chinês anunciou no sábado que irá aumentar de forma firme e prudente a internacionalização do Yuan.

Olhares atentos para divulgação do Boletim Focus que sai hoje pela manhã.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -1,70% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

EUROPA: discursos de membros do BCE (08:35hs).

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08:25hs)

EUA: índices do mercado imobiliário (11:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +0,38% em média.

Europa: trabalham em baixa de -1,80% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em queda de -1,30% na média.