Investidores com olhares voltados para a pauta política.

Depois da forte volatilidade verificada na sexta-feira, com o apontamento de Flavio Bolsonaro como candidato a presidência da República por seu pai, ontem os mercados tiveram um dia menos tenso.

Depois de líderes do chamado “centrão” questionarem a indicação de Flávio, o ambiente ficou menos estressante, investidores creem que Flávio deverá desistir da indicação pela ruptura que ela pode causar nos partidos tidos como de “direita”.

O Ibovespa teve uma certa recuperação e fechou o pregão em alta de +0,52% aos 158.187 pontos.

No mercado de câmbio a recuperação do real não foi verificada, o dólar até chegou a ser cotado abaixo de 5,40 pela manhã, porém a divisa norte-americana ganhou força na parte da tarde e fechou o dia em torno de 5,43.

Vale destacar que fora a tensão verificada com a pauta política de sexta-feira o mês de dezembro é marcado pela forte saída de recursos, principalmente a títulos de lucros e dividendos ao exterior.

Mesmo com as operações de remessas de lucros e dividendos ao exterior, algumas mesas operacionais destacaram que o fluxo financeiro foi abaixo das médias diárias, e apontaram que a nova super quarta-feira, foi um dos fatores determinantes.

Os destaques da agenda econômica hoje ficam por conta do índice de oferta de empregos nos Estados Unidos, e do índice de preços ao consumidor da China, no caso da China o indicador será conhecido apenas à noite.

O índice DXY trabalha em baixa de -0,07% aos 98.990 pontos.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,39% na média.

Os índices acionários europeus trabalham em baixa, os índices futuros norte-americanos em alta nesta manhã.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11h:30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

EUROPA: balança comercial da Alemanha (04:00h).

ESTADOS UNIDOS: índice de otimismo de pequenas empresas (08:00h), índice de ofertas de empregos JOLTS (12:00h). relatório Wadse, perceptiva energética de curto prazo (14:00h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,37%, Hong Kong: -1,29%, Tokio: +0,14%.

EUROPA: trabalham em baixa de -0,05% na média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de -0,08% na média.