Disputa entre Trump e FED ganha corpo.

Donald Trump pode ter achado fácil pressionar e pedir a demissão da governadora do FED Lisa Cook, porém a integrante do FED se mostrou forte e não abaixou a cabeça, afirmando que não cederá a pressões e não pedirá demissão do cargo.

Lisa Cook afirmou que só pode ser demitida por justa causa e pelos integrantes de Suprema Corte, fato esse que não passa nem perto no atual momento.

Membros do partido republicano denunciaram problemas com hipotecas para justificar o movimento de Trump contra Lisa Cook, porém nada foi confirmado.

Altos membros do FED endossaram as falas de Cook e voltaram a afirmar que o movimento de Trump é apenas mais um contra a autonomia do FED.

Donald Trump chegou a afirmar ontem que Lisa Cook pode ser presa se não acatar a demissão determinada por ele.

A autonomia do FED está sob ataque e o movimento fez com que o mercado tivesse um dia mais tenso que no normal, investidores creem que o movimento vai tensionar as taxas de juros futuras.

Aqui no Brasil o IPCA-15 mostrou deflação no índice, algo que não acontecia a mais de dois anos, porém especialistas citam que a queda do número foi pontual, e que os preços dos serviços devem voltar a tensionar os índices inflacionários.

Com base nesse cenário o dólar subiu do mercado nacional, a divisa norte-americana fechou em alta de +0,40% cotado em 5,44.

O Ibovespa fechou em baixa de -0,18% aos 137.771 pontos.

O índice DXY trabalha em alta de +0,43% aos 98.550 pontos.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,12% na média

Os índices acionários europeus e futuros norte-americanos trabalham em baixa nesta manhã.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: empréstimos bancários (08h:30), fluxo cambial estrangeiro (14h:30).

EUA: dados hipotecários (08:00h), estoques de petróleo (11h:30), discursos de membros do FOMC (12h:45).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -1,75%, Hong Kong: -1,27%, Tokio: +0,20%.

EUROPA: trabalham em baixa de -0,18% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,04% na média.