Donald Trump determina a demissão de governadora do FED.
Trump continua tensionando contra a independência do FED, ontem foi pedida a demissão da governadora do FED Lisa Cook.
Lisa Cook estava sendo bombardeada por membros do Partido Republicano, que chegaram a acusá-la de dívidas com hipotecas, membros do governo querem abrir as portas do FED para formação de um colegiado que seja da mesma corrente de pensamento do atual presidente norte-americano.
O movimento de demissão de Cook pode se alongar, ela afirmou que não pedirá a renúncia, e que só pode ser removida do cargo pela Suprema Corte.
O dólar caia com mais intensidade até a notícia do pedido de demissão da governadora do FED, após o anúncio a divisa norte-americana se recuperou perante as moeda globais.
Seguindo os movimentos do exterior o dólar fechou praticamente estável perante o real, sendo cotado em torno de 5,42.
Hoje o grande destaque o dia fica por conta da divulgação do IPCA-15 aqui no Brasil.
Investidores locais começam a monitorar os passos do Banco Central com relação a Selic, ontem o boletim Focus mostrou queda nas perspectivas inflacionárias para esse ano, 2026 e 2027.
Grandes bancas acreditam que o Bacen pode seguir os passos dos FED e cortar os juros antes do previsto.
O Ibovespa fechou em alta de +0,04% aos 138.025 pontos.
O índice DXY trabalha em baixa de -0,16% aos 98.160 pontos.
Os preços do petróleo trabalham em baixa de -1,22% na média.
Os índices acionários europeus e futuros norte-americanos trabalham em baixa nesta manhã.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.
AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações
BRASIL: transações correntes (08h:30), IPCA-15 (09:00h).
EUA: pedidos de bens duráveis, discursos de membros do FOMC (09h:30), índice de preços de imóveis (10:00h), confiança do consumidor CB (11:00h).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Shanghai: -0,39%, Hong Kong: -1,18%, Tokio: -1,10%.
EUROPA: trabalham em baixa de -0,88% na média.
EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,12% na média.