Judicialização do IOF continua na pauta.

A equipe de Fernando Haddad ainda não entregou os pontos, existe forte pressão de membros do governo que querem a judicialização do decreto legislativo que derrubou o decreto de lei que havia instituído o aumento do IOF.

Lula deu sinal verde para que a AGU faça estudos sobre a possibilidade de derrubar o Decreto Legislativo.

Em meio a esse “tiroteio” especialistas citam a dificuldade do governo federal em fechar as contas, a partir de agora, segundo membros do PT haverá um forte embate político embalado por discursos populista, já antevendo a disputa eleitoral do ano que vem.

As discussões sobre de onde cortar custos vai aumentar, membros do governo defendem a taxação do super-ricos e dividendos, enquanto parte do mercado prega o congelamento do salário-mínimo e redução dos programas sociais.

No exterior, os olhares estão voltados para o relatório Payroll que será divulgado na quinta-feira, investidores esperam que o relatório reforce a tese de que os Estados Unidos rumam para dois cortes de juros neste ano.

Todos os indicadores de peso nos Estados Unido serão divulgados na quinta-feira, sexta-feira é feriado do Dia da Independência.

Aqui no Brasil, hoje, o último dia do mês, teremos a formação da PTAX mensal, que sempre traz volatilidade extra no mercado de câmbio.

Com a expectativa de corte de juros nos Estados Unidos, o dólar continua perdendo valor mundo afora, o índice DXY está sendo cotado em torno de 96.710 pontos.

Aqui no Brasil o dólar fechou na sexta-feira cotado em 5,48 com queda de -0,10%, o Ibovespa caiu -0,18% aos 136.866 pontos.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,18% na média.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em baixa.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h:30).

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: boletim Focus do Bacen, balanço orçamentário federal (08h:25), índice Caged de empregos (14h:30).

EUROPA: discurso da Presidente do BCE (14h:30).

EUA: PMI de Chicago (10h:45), discursos de membros do FOMC (11:00h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: +0,59%, Hong Kong: -0,87%, Tokio: +0,80%

EUROPA: trabalham em baixa de -0,55% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,05% na média.