AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 25/01/2022.

Aversão ao risco presente novamente no mercado com reunião do FED e tensões na Ucrânia.

Hoje começa a reunião do FED a fim de decidir os rumos da política monetária norte-americana. O resultado sai amanhã, e o mercado deve ter um dia de cautela.

A bolsa brasileira, que vinha resistindo as quedas verificadas nas bolsas norte-americanas, desta vez não resistiu e recuou -0,92% aos 107.937 pontos, isso porque se recuperou no final do pregão, sendo que durante o dia a queda era em torno de -2,00%.

O dólar no mercado interno voltou a ser cotado acima dos 5,50, sendo que bateu em casas acima de 5,53, recuando um pouco antes do fechamento, e encerrando em torno de 5,505.

Além da reunião do FED, o que traz volatilidade ao mercado externo á a variante Ômicron do coronavírus e a tensão que a Rússia causa com a ameaça cada vez mais iminente de invasão a Ucrânia.

A Rússia já deslocou mais de 100 mil soldados para fronteira, e ontem os EUA e Reino Unido emitiram um alerta para que seus cidadãos que residem na Ucrânia se retirem o mais breve possível. Os EUA deslocaram ontem mais de 8 mil soldados de suas tropas especiais para região.

No Brasil os movimentos políticos também implicam em tensões no mercado; com a sansão presidencial do orçamento, houve cortes em vários setores, como de tecnologia, ciência e ambiental, porém um forte golpe foi no Ministério da Economia, que teve por exemplo, diminuído o repasse para CVM, que é órgão fiscalizador do mercado.

Porém o que mais gera preocupações no mercado, é o valor que de fato foi reservado ao reajuste do funcionalismo público (R$.1,7 bilhões), que conforme já dito, deve ir para a categoria dos policiais federais, o que pode levar o processo a judicialização por parte dos outros setores e elevar a conta substancialmente. Apesar dos cortes em várias pastas, o Presidente da República manteve o valor de R$.4,9 bilhões para o fundo eleitoral.

Olhares atentos hoje aos dados de confiança do consumidor no Brasil e EUA.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,95% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: confiança do consumidor (08:00hs), receita tributária federal (14:00hs).

EUA: índice de preços de imóveis (11:00hs), confiança do consumidor (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -2,70% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,60% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,90%.