AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 20/01/2022

Dólar rompe a barreira psicológica dos 5,50 com rali das commodites e entrada de recursos.

O dólar perdeu força mundo afora com a forte alta nos preços das commodities e certo alívio nas curvas dos juros norte-americanos. Ontem circularam notícias que o FED poderá subir os juros com menor intensidade que os mercados aguardam.

Com relação ao índice DXY, o dólar recuou e fechou em baixa de -0,23% aos 95.510 pontos.

No mercado local, o dólar rompeu a barreira dos 5,50 e diferente das últimas “tentativas” conseguiu se firmar abaixo desta casa. Pela manhã o dólar trabalhou acima de 5,56, porém com as notícias relacionadas a forte alta dos preços das commodities e entrada de recursos na B3, atrás de barganhas, o dólar encerrou por volta dos 5,47.

Uma das discussões nas mesas operacionais, é o sentimento de vários players de que Lula tem grandes chances de ser o próximo Presidente da República, e com a possível escolha de Geraldo Alckmin para o posto de vice, eles entendem que a política econômica não teria surpresas negativas. Alguns creditam uma parte da alta do Real com esses movimentos.

O embate eleitoral só está no começo, e a volatilidade será intensificada.

Jair Bolsonaro tem até amanhã para sancionar o reajuste dos policiais federais, várias categorias ainda continuam pressionando a fim de poderem embarcar nesta chance de reajuste salarial. A greve continua, na Receita Federal e Banco Central estão concentrados os maiores focos.

Os casos da variante Ômicron continuam subindo de maneira avassaladora, no Brasil pela primeira vez desde o começo da pandemia foram reportados mais de 200.000 casos em um só dia. No mundo os números se aproximam de 4 milhões de casos diários.

Os mercados monitoram os movimentos da Rússia, que pode a qualquer momento invadir a Ucrânia, e leva a forte tensão com os países da Otan, sendo que os EUA querem impor bloqueios comerciais aos russos a fim de evitar o conflito, que está a cada dia mais iminente.

Hoje é dia de divulgação dos pedidos de seguro-desemprego nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,40% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

EUROPA: IPC (08:00hs), atas da política monetária (09:30hs).

EUA: índice de atividade industrial do FED da Filadélfia, pedidos de seguro-desemprego (10:30hs), vendas de casas usadas (12:00hs), estoques de petróleo (13:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,09%, Tóquio em alta de +1,11%.

Europa: trabalham em baixa de -0,25% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,30%.