AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 19.01.2022

Baixa adesão não muda cenário dos grevistas.

Apesar de ter sido verificada baixa adesão no primeiro dia de paralisação nacional dos servidores públicos federais, os sindicatos dizem que já esperavam por tal movimento, e que é apenas o início da disputa.

O Presidente da República tem até sexta feira para sancionar o orçamento e decidir sobre a verba de R$,1.7 bilhões que seria destinada para reajustes salarias aos policiais federais.

O Presidente tem dois caminhos, o primeiro é afagar sua principal base de sustentação, que é a dos policiais, e a segunda é não dar aumento para nenhuma categoria afim de amenizar os ânimos e não aumentar os riscos ficais neste ano, porém desfazendo sua promessa aos policiais federais no fim do ano passado.

Os preços dos barris de petróleo marcaram ontem o maior preço verificado deste outubro de 2014, o barril do Brent foi negociado a usd.88,00, enquanto o WTI chegou a ser vendido acima dos usd.85,00.

Segundo estimativa do Goldman Sachs, o Brent pode romper as casas dos usd.100,00 neste ano. A demanda global deve crescer algo em torno de 3,5 milhões de barris por dia, devido ao grande déficit verificado nos mercados.

O forte aumento do petróleo vai atingir em cheio os países com problemas inflacionários, fora a pandemia e gargalhos nos setores de suprimentos, a alta da commoditie irá afetar os preços dos fretes e toda cadeia consumidora.

Também pesa sobre as cotações do petróleo, as tensões provocas pela Rússia que ameaça invadir a Ucrânia.

Com os problemas relacionados a greve dos servidores, as pressões dos preços do petróleo, e o aumento dos treasuries de 10 anos nos EUA, que atingiram a maior cotação dos últimos tempos (1,86%), o dólar no mercado local se afastou da banda psicológica dos 5,50, e fechou em alta, cotado por volta dos 5,57.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,30% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: fluxo cambial estrangeiro (14:30hs).

EUA: dados hipotecários (09:00hs), licenças de construções (10:30hs), índice Redbook (10:55hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -1,80% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,30% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,25%.