AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 10.01.2022

Boletim Focus é o destaque do dia.

Passada a primeira semana do ano onde o dólar aqui no Brasil teve forte volatilidade, trabalhando entre 5,62 e 5,77, e a B3 que flertou com números abaixo dos 100 mil pontos, o Boletim Focus deverá mostrar números mais próximos do atual momento.

A alta dos juros nos EUA, aumento dos casos da pandemia, e pressões de servidores públicos ditam os rumos das mesas operários aqui no Brasil nesta semana.

Os números da variante Ômicron assustam, novamente mundo afora foram reportados mais de 2,7 milhões de casos, várias cidades brasileiras apontam aumento de 40% nos números de infectados com o coronavírus.

Ainda sob a pressão da pandemia, porém com problemas estruturais e crises economias ao longo do tempo, a produção industrial caiu mais de 20% a longo de 10 anos. O desemprego gera pressão, e números positivos do PIB ficam cada vez mais difíceis de serem alcançados.

Fora as greves em andamento dos funcionários da Receita Federal e Banco Central, agora o movimento se espalha para os servidores estaduais. Policiais civis e militares planejam pressão em cima dos governadores a fim de angariar aumento salarial. Possível operação padrão, onde apenas os serviços essenciais são mantidos, pode ser colocada em prática.

Neste fim de semana o Presidente da República disse que nenhuma categoria dos servidores públicos pode ser contemplada com aumento salarial. Tal mudança de discursos veio de pressão da equipe econômica e de grandes caciques do “centrão” que estão preocupados com as pressões grevistas.

Contrariando a equipe econômica, o Presidente da República acena com uma medida provisória para renegociação das dívidas das micro e pequenas empresas.

O aumento dos servidores públicos vai tensionar os riscos fiscais e trazer volatilidades aos mercados.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,11% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08:25hs).

EUA: dados de vendas no atacado, tendência de emprego (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em alta de +0,39%, Tóquio em baixa de -0,03%.

Europa: trabalham em baixa de -0,10% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,08% na média.