AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 03.01.2022

Ano novo, ano de eleições para Presidente e Governadores.

Os radares das mesas operacionais estarão voltados para o pleito eleitoral que acontecerá no último trimestre do ano, e a cada pesquisa o humor tende a mudar, e a volatilidade estará presente a todo momento.
Os mercados acham que os principais atores que disputarão a presidência já estarão definidos até março. Os nomes de Lula e de Jair Bolsonaro devem disputar as maiores atenções, porém muitos eleitores aguardam a definição de uma terceira via viável a fim de fazer frente aos dois candidatos.

Os mercados devem monitorar os movimentos do atual governo no que tange medidas populistas, que podem gerar mais problemas de caixa e elevar os riscos ficais.
Irá pesar neste primeiro bimestre as tensões do funcionalismo público, que já tem graves em andamento na Receita Federal e a partir de hoje no Banco Central. O temor do efeito dominó está no ar.

O Presidente da República sancionou a lei que prorroga por mais dois anos a desoneração da folha de pagamentos, medida que beneficia 17 setores que mais geram empregos no país. Também foi sancionada a Lei do novo marco cambial, a lei passará a valer dia 29 de dezembro de 2022 e dependerá das regulamentações do Bacen.

Os movimentos de juros nos EUA também devem ganhar forte destaque, como já ocorrido durante o ano de 2021, a fuga de capitais para o mercado norte-americano tende a deixar o dólar valorizado.

Vários grandes players apostam que o dólar deve ser cotado entre 5,50 e 6,00 neste primeiro semestre. Hoje sai o primeiro boletim Focus do ano, devemos observar com atenção as expectativas dos economistas.

O forte aumento dos casos da pandemia, resultante da variante Ômicron, trazem tensões aos países, novamente mais de dois mil voos foram cancelados nos últimos dias.
Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,50% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:
BRASIL: boletim Focus do Bacen (08:25hs), PMI industrial (10:00hs).
EUA: PMI industrial (11:45hs).
BOLSAS DE VALORES:
Ásia: fechadas ontem (feriado).
Europa: trabalham em alta de +0,90% na média.
EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,64% na média.