AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 14.10.2021

Banco Central intervém forte no mercado de câmbio.

O pós feriado foi um dia complicado no mercado de câmbio local, o dólar ainda na esteira do baixo volume de negócios que marcam esses dois últimos meses, trabalhava de forma pressionada e buscava claramente as taxas por volta de 5,60.

O Bacen já havia efetuado dois leilões de swap cambial, um já quase que tradicional e outro que já era aguardado, pois é realizado todas segundas e quartas feiras conforme últimas divulgações; porém houve um terceiro no fim do dia que de fato fez a moeda norte-americana recuar para casas perto de 5,52.

O Bacen colocou no mercado usd.1 bilhão de swaps cambiais neste último leilão com oferta de 20 mil contratos que foram prontamente aceitos pelo mercado.

O Bacen injetou moeda afim de dar liquidez; neste último trimestre é observado por parte dos bancos a tomada de moeda para cobertura do overhedge, e é observada as pressões que vem de fora com as expectativas de aumentos das taxas de juros pelos EUA.

No exterior o dólar registrou queda perante as moedas do índice DXY, fechou em queda de -0,46% aos 94.080 pontos.

Temos que observar no curto prazo os problemas que vem do exterior, tais como as incorporadoras chinesas, problemas energéticos na Europa e pressão inflacionária nos EUA.

No Brasil, apesar do clima político um pouco mais calmo nos últimos dias, os movimentos de alta dos combustíveis podem trazer instabilidades, ontem Arthur Lira conseguiu dar andamento a sua pauta de cobrança unificada do ICMS por parte dos estados com a aprovação do texto base da possível reforma.

Olhares atentos hoje aos dados de preços ao produtor e de seguro-desemprego nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em queda de -0,60% na média.

Os títulos do tesouro norte-americano de 10 anos fecharam em queda de -1,12% à 1,532%.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: crescimento do setor de serviços (09:00hs).

EUROPA: índice de preços ao produtor, pedidos de seguro-desemprego (09:30hs), discursos de membros do FOMC (a partir das 11:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,10%, Tóquio em alta de +1,16%.

Europa: trabalham em alta de +0,70% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,75% na média.