AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 17.12.2021

Movimento de alta de juros pelos Bancos Centrais começa.

Após anúncio do fim dos pacotes de estímulos e o início do ciclo de alta de juros nos EUA, o Bacen Central da Inglaterra é primeiro gigante a subir os juros, movimento que deverá ser acompanhado pelos outros pares.

O movimento do banco na Inglaterra levou os juros locais básicos para uma taxa entre 0,10% e 0,25%, sendo que o movimento fortaleceu a Libra no exterior e levou consigo as moedas do índice DXY.

O dólar fechou e baixa com relação ao índice DXY, marcando -0,49% aos 96,042 pontos.

No Brasil, após nova intervenção do Bacen no mercado a vista, o dólar fechou em baixa de -0,50%, encerrando uma onda de cinco dias de consecutivas altas. A moeda que foi cotada acima dos 5,73 pela manhã, após o leilão perdeu força e fechou por volta de 5,68.

O Bacen está mostrando ao mercado que de fato irá prover liquidez necessária neste mês, que é um mês antítipo, com grandes operações pontuais de remessa ao exterior de lucros e dividendos por exemplo.

O leilão de ontem teve nova oferta de usd.1bilhão, sendo que o mercado tomou usd.830 milhões do lote com taxa de corte a 5,677.

Em entrevista ontem Roberto Campos voltou a frisar a importância do cambio flutuante e disse que a desvalorização do Real em 2021 se deu em grande parte pelo debate fiscal relacionado a PEC dos precatórios.

O Governo Federal manteve em seu cronograma a possível privatização do sistema Eletrobrás para o primeiro semestre do ano que vem.

Em nova pesquisa eleitoral, desta vez efetuada pelo instituto Datafolha, Lula segue a frente com 48% das intenções de voto contra 22% do Bolsonaro, sendo que na mesma linha da pesquisa do Ipec, mostra que a terceira via terá dificuldades em emplacar um nome forte.

Agenda econômica mundial esvaziada hoje, sendo destaque, os dados do IPC na Europa.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -1,64% na média.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

EUROPA: índice de preços ao consumidor (07:00hs).

EUA: discurso de membros do FED (15:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -1,40% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,70% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,20% na média.