AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 16.12.2021

FED demonstra os próximos passos.

Muito aguardada, a última reunião do FED define os rumos da economia global pelos próximos anos. Salvo o recrudescimento da pandemia, as mesas operacionais já podem traçar o andamento das taxas de juros.

O FED manteve inalterada a taxa de juros, que permanece entre 0 e 0,25%, e conforme aguardado, foi anunciado que irá acelerar a retirada dos pacotes de estímulos, que terminará em março de 2022.

Em outro movimento, o FED anunciou que o início do ciclo de alta dos juros vai acontecer já em 2022, prevendo que podem ocorrer três aumentos no ano que vem, mais três em 2023 e outros dois em 2024.

O exato momento do aumento dos juros deve acompanhar o mercado de trabalho, os anúncios de seguro-desemprego serão de suma importância para visão dos mercados.

Esses movimentos do FED levaram o dólar a trabalhar em alta mundo afora, a corrida pelos títulos do tesouro deve se intensificar, e provavelmente vários países devem acompanhar o movimento da alta dos juros nos EUA.

A clareza do FED deve ajudar os mercados, diminuindo as especulações que cercavam os mercados. Devemos observar se as taxas de câmbio atuais já estavam embutindo o movimento do FED.

No Brasil, em mais uma sessão de forte volatilidade, o dólar encerrou em alta fechando em torno de 5,71. A moeda chegou a trabalhar em 5,74, porém depois de mais um leilão à vista do Bacen teve leve recuo. Novamente o leilão a vista foi na ordem de usd.1 bilhão.

Agenda cheia hoje, nos EUA teremos a divulgação do PMI industrial e de serviços, índice de casas novas e os números de pedidos de seguro-desemprego, na Europa decisão de taxa de juros.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,15% na média.

As Bolsas mundiais e índices futuros nos EUA trabalham em alta hoje.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: relatório trimestral de inflação (08:00hs), reunião do CMN (09:00hs).

EUROPA: decisão de taxa de juros (09;45hs).

EUA: índice de atividade industrial da Filadelfia, índice de construção de casas novas, pedidos de seguro-desemprego (10:30hs), PMI industrial e de serviços (11:45hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +1,30% na média.

Europa: trabalham em alta de +1,20% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,60% na média.