AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 13.12.2021

Expectativa com a última reunião do FED neste ano nos radares.

Na última reunião deste ano (quarta-feira) o FED volta a discutir a aceleração do final dos programas de estímulo e começo do ciclo de alta de juros, o que vai trazer mais volatilidade aos mercados.

Dezembro por si só já é um mês diferente, onde muitas empresas e fundos zeram suas posições e traçam planos para o próximo ano, que é um ano eleitoral.

Fora o ano eleitoral, a inflação que acomete a maioria os países mundo afora geram incertezas, fora a pandemia que ainda não está controlada, principalmente na Europa.

Aqui no Brasil esta semana teremos a partir de amanhã a volta de análise por parte da Câmara dos temas que não foram votados na PEC dos precatórios, que em comum acordo foi fatiada para dar celeridade ao programa Auxílio Brasil.

Hoje logo pela manhã sai o boletim Focus, e vamos observar quais a as expectativas dos economistas para esta semana. O último boletim Focus mostrou resiliência do dólar, com taxa de 5,56 para o final do ano.

O que se verifica no mercado de câmbio é a força do dólar perante as moedas globais com o aquecimento da economia e a possível alta dos juros.

Na última sexta-feira, mesmo após um leilão surpresa de dólar à vista no mercado, o dólar trabalhou pressionado e fechou acima dos 5,62. Percebe-se resistência no dólar na casa dos 5,60.

Em entrevista ontem à noite, o presidente da Câmara prometeu celeridade à vários projetos que engatinham sem votação. O congresso quer acelerar ao máximo as votações para zerar o ano e focar nas eleições já a partir de janeiro.

Agenda econômica mundial fraca hoje.

Os preços do petróleo trabalham alta de +0,10% na média.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs) e leilões extras que acontecem todas as segundas e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08:25hs).

EUA: relatório mensal da Opep (09:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +0,50% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,68% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,30% na média.