AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 07.12.2021

Dólar avança mundo afora.

A semana começou com o dólar ganhando força com os movimentos de antecipação de alta de juros nos EUA. A mudança de direção de Jerome Powell, com os últimos e fortes discursos, foram entendidas pelos mercados que já se posicionam nos títulos do tesouro, principalmente os de 10 anos.

O DXY subiu +0,22% fechando a 96,328 pontos. Com relação ao Real várias mesas operacionais dizem que além da alta dos juros norte-americanos os riscos fiscais internos trazem maior volatilidade nas cotações.

Vislumbra-se ainda que a alta da Selic possa trazer de volta as operações do chamado carry trade. Carry trade é uma operação financeira obtida com a diferença de taxas de juros entre duas moedas/países, ou seja, o investidor toma empréstimos com juros baixos em determinado país, e investe em outro mais atraente. Ai na conta deve-se observar as paridades das moedas para definir os ganhos.

A B3 depois de flertar com números abaixo dos 100.000 pontos se recupera com grandes fundos atrás de barganhas e já se posicionando para o ano que vem. A B3 fechou em alta de +1,70% aos 106.859 pontos.

Com as incertezas relacionadas a PEC dos precatórios, o Real teve mais uma sessão de desvalorização perante o dólar. A moeda chegou a ser cotada acima dos 5,72 e fechou em torno de 5,69. O boletim Focus desta semana mostra a tendência de alta do dólar, segundo a pesquisa semanal a moeda deve encerrar o ano em 5,56 ante 5,50 da última publicação.

Depois de ser alardeada desde 2017, a privatização da Casa Moeda não irá mais ocorrer, o governo através de um Decreto publicado ontem desistiu oficialmente da privatização.

Olhares atentos hoje aos dados do IGP-DI no Brasil.

As Bolsas de Valores e índices futuros trabalham em alta nesta manhã com boas notícias relacionas a nova cepa (ômicron) que parece ser igual as outras que já circulam.

Os preços do petróleo trabalham em alta +2,70% na média.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL:  IGP-DI (08:00hs).

EUROPA: índice de variação de empregos (07:00hs).

EUA:  índice de produtividade não agrícola, balança comercial (10:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +1,50% na média.

Europa: trabalham em alta de +1,80% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +1,20% na média.