AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 06.12.2021

Última reunião do Copom no ano nos radares.

Começa amanhã e sai na quarta à noite a decisão da última taxa de juros do mercado nacional neste ano, e segundo a maioria dos players, a expectativa é de que a Selic termine ano em 9,25%.

As mesas operacionais de câmbio tentam enxergar algum sinal de maior previsibilidade que possa demostrar se a atual taxa do dólar já tenha embutida a nova Selic, e se de fato poderemos observar as operações de carry trade.

Com a Selic à proáveis 9,25%, teremos uma das maiores taxas de juros praticadas, e o carry trade seria novamente vantajoso.

Como o dólar já está em níveis elevados, pode ser que expectativa de perdas de spread com o retorno do dinheiro investido seja menor, o que pode animar o investidor estrangeiro.

O que pode atrapalhar o movimento de entrada de dinheiro nas terras tupiniquins, e é alta dos juros nos EUA.

Outro movimento de volatidade que pode desanimar os investidores são os movimentos vindos de Brasília. Ainda temos que observar os movimentos políticos relacionados a PEC dos precatórios. Com a volta do texto para Câmara as mesas operacionais acenderam o sinal amarelo.

Os mercados acompanhas de perto os movimentos relacionados a nova cepa do corona vírus. Pelo que parece a nova variante é mais contagiosa, porém com a mesma letalidade das outras cepas.

Mesmo ainda longe, as eleições do ano que vem começam a entrar nas contas dos investidores. Com a iminente entrada de Sergio Moro na corrida presidencial, observa-se nas pesquisas eleitorais que Jair Bolsonaro perde paulatinamente eleitorado. O ex-presidente Lula aparece em primeiro lugar com folga em todas as pesquisas realizadas.

Olhares atentos hoje ao boletim Focus do Bacen.

Os preços do petróleo trabalham em alta +2,30% na média.

O Bacen realiza hoje leilões de swap cambial extraordinários, que ocorrem todas as segundas e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL:  boletim Focus do Bacen (08:30hs).

EUROPA: encontro do Eurogrupo (07:00hs).

EUA:  índice de tendência de empregos (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,40% na média.

Europa: trabalham em ata de +0,20% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,10% na média.