Dezembro começa pressionado com os juros nos EUA, Pec dos precatórios e variante ômicron.

Tal qual o encerramento de novembro, este mês terá em sua primeira quinzena as mesmas preocupações verificadas, a variante ômicron que já foi detectada no Brasil e na Europa, onde os casos explodem, e a China, que anuncia mais uma vez tolerância zero com a pandemia.

Com relação a nova variante os mercados estão atentos se a cepa será mais letal que as anteriores, e aos movimentos na China relacionados a novas baixas de demanda econômica, que podem enfraquecer ainda mais os países emergentes.

Nos EUA, ontem em discurso, Jerome Powell admitiu que irá se reunir com os membros do colegiado a fim de antecipar as discussões para o início do ciclo de alta nos juros. Segundo Powell, conforme os últimos dados, a inflação nos EUA parece não ser mais transitória, e o FED deve agir o quantos antes.

O movimento levará a menor oferta de dólares nos mercados, e a busca por ativos menos arriscados devem ser verificados.

No Brasil ontem foi aprovada na CCJ do Senado o texto da PEC dos precatórios, que agora deve ser colocado em votação nos próximos dias. A PEC deve abrir um espaço de mais de R$.100 bilhões no orçamento, e novamente em entrevista Paulo Guedes afirmou que a PEC não é ideal, porém é a menos danosa no atual momento.

Com base nos movimentos nos EUA e os riscos fiscais o dólar fechou o mês em alta firme, sendo cotado por volta de 5,64; a B3 fechou em baixa de -0,87% aos 101.915 pontos.

Nesta manhã as bolsas mundiais e os índices futuros nos EUA trabalham em alta.

Hoje nos EUA teremos agenda cheia, saem os dados do PMI industrial, discurso de Jerome Powell, divulgação do livro Bege e variação de empregos privados.

Os preços do petróleo trabalham em alta +4,50% na média.

O Bacen anunciou ontem no que fará hoje um leilão de venda conjugado à compra na ordem de até usd.1 bilhão, e leilões de swap cambial.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: índice de preços ao produtor (09:00hs), fluxo cambial estrangeiro (14:30hs), balança comercial (15:00hs).

EUA: índices hipotecários (09:00hs), variação de empregos privados (10;15hs), PMI industrial, discurso de Powell (12:00hs), livros bege (16:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em alta +0,35& na média.

Europa: trabalham em alta de +1,50% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +1,20% na média