AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 26.11.2021

Mercados em forte queda com nova cepa do coronavírus.

Observa-se na abertura desta sexta-feira que as bolsas mundiais “derretem”; na Europa os índices têm queda de -3,00% na média, os índices futuros norte-americanos têm queda de         -2,00% na média e no oriente Tóquio fechou em baixa de -2,53% e Hong Kong em -2,67%.

Uma nova cepa do coronavírus apareceu na África do Sul e assusta os mercados mundo afora. Segundo noticiários a nova cepa é potencialmente mais transmissível do que as que já circulam pelos países.

Vários países europeus anunciam na manhã desta sexta a proibição de voos que deveriam chegar da África do Sul e países vizinhos.

Fora as bolsas, o petróleo tem forte queda nesta manhã (-6,00%) pelo temor de queda na demanda mundial com o aparecimento da nova cepa

Com o mercado reduzido pelo feriado nos EUA, e dólar aqui no Brasil buscou as mínimas cotações verificar em mais de uma semana. Após abrir novamente acima dos 5,60 a moeda recuou e fechou por volta de 5,57. Algumas mesas operacionais relataram realização de lucros por parte de grandes investidores.

Movimentos de Brasília relacionados a PEC dos precatórios preocupam os mercados locais. Está sendo verificado que o governo terá dificuldades na aprovação do texto junto ao Senado. A proposta que seria votada nesta semana ficou para próxima terça-feira, os mercados já estavam prefixando a vitória do governo, e podem refazer suas contas.

A Câmara aprovou ontem a Medida Provisória que o governo havia editado liberando a venda direta de etanol dos produtores para os postos de combustíveis. O governo tenta a todo custo maneiras de baixar os preços dos combustíveis

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -6,00% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial para hoje.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: índice Caged de empregos (10:00hs).

EUROPA: discursos de membros do BCE (a partir das 07:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam e baixa de -2,00% na média.

Europa: trabalham em baixa de -3,00% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -2,00% na média