AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 19.11.2021

Nos radares, PEC dos precatórios e o Auxílio Brasil dominam as discussões.

A semana toda foi voltada para as discussões políticas relacionadas a PEC dos precatórios. Após ser aprovada na Câmara a proposta de emenda constitucional terá vida mais difícil no Senado, e os mercados estão preocupados com mudanças radicais no texto.

Segundo sondagem do governo central, no Senado, o atual texto não tem o quórum mínimo de 50% dos senadores mais um, para que o texto atual passe nem em primeiro turno.

As mudanças do texto do Senado já mostram que os líderes partidários tentam encontram um “meio termo” relacionado ao tema. O que se percebe é que a maioria dos partidos agora é totalmente favorável no valor de R$.400,00 (que será validado apenas para o ano que vem) a fim de angariar votos.

Vale lembrar que qualquer mudança no texto, fará a emenda voltar para nova análise e votação da Câmara.

E novamente com base em toda a discussão política o dólar renovou suas máximas verificas no último mês, fechando por volta de 5,57.

O Ministro Paulo Guedes voltou a afirmar ontem em entrevista que o dólar está sobrevalorizado devido ao clima político instalado no Brasil, porém afirmou que com a atuais cotações o clima é favorável para que os estrangeiros invistam no país.

A B3 continua afundando e parece que deve buscar a casa dos 100.000 pontos; ontem fechou em baixa de -0,51% marcando 102.426 pontos, a queda também tem relação a baixa das ações dos setores de commotidies que sofrem pressão extras vindas do exterior, principalmente da China.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,75% na média.

Não há previsão de leilões de swap cambial para hoje.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: receita tributária federal (14:30hs).

EUROPA: discurso da Presidente do BCE (15:00hs).

EUA: licenças de construções (10:30hs), discursos de membros do FED e FOMC (a partir das 12:45hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +1,00% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,40% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,10% na média.