AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 10.11.2021

Câmara aprova em segundo turno a PEC dos precatórios.

Com um placar mais favorável do que o verificado na primeira votação (323 x 172), a Câmara dos deputados aprovou o texto que abre espaço para o novo valor de R$.400,00 do Auxílio Brasil, que valerá apenas no ano que vem, ano eleitoral.

A PEC agora enfrentará duas votações no Senado Federal, casa onde possivelmente haverá mais resistência para sua aprovação.

Em uma derrota para a ala governista, os Deputados antes de colocar em votação a PEC, votaram alguns destaques que estavam previstos, e tirou do texto a parte que flexibilizava a regra de ouro; o governo queria que a regra de ouro fosse rompida sem a necessidade de anuência do Congresso, o que foi rejeitado.

As mesas operacionais se dividem em duas alas com relação a PEC dos precatórios.

A primeira afirma que mesmo não sendo prudente a abertura de porta para o furo do teto de gastos, o movimento é de menor gravidade aos mercados caso o Presidente de República tente uma alternativa mais danosa a economia.

A segunda turma afirma que é catastrófica a medida, lembrando o caos que houve no segundo mandato da Presidente Dilma, com a total perda das balizas fiscais, e que o futuro poderá estar seriamente comprometido pelo baixo crescimento, alta de inflação e do desemprego.

Com base a expectativa da aprovação da PEC, e vislumbrando alta maior na Selic com o movimento, o dólar teve forte queda no mercado nacional. A moeda norte-americana trabalhou entre 5,47 e 5,59, encerrando o dia em torno de 5,49.

Com feriado amanhã nos EUA, hoje saem os dados de seguro-desemprego e IPC nos EUA. O IPC, previa da inflação, é um indicador muito aguardado nos mercados. No Brasil também teremos a divulgação de nosso IPC.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,30% na média.

Os títulos norte-americanos de 10 anos fecharam em alta à 1,478%.

O Bacen ir realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IPC (09:00hs), fluxo cambial estrangeiro (14:30hs).

EUA: IPC e pedidos de seguro-desemprego (10:30hs), vendas ao atacado (12:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em baixa de -0,40% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,20% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,22% na média.