AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 01.11.2021

Véspera de feriado nacional esvazia os mercados locais.

O mês de outubro foi embora, sendo uns dos mais instáveis deste ano, foi marcado pela forte queda na Bolsa e forte alta no dólar.

O dólar se valorizou +3,67% em outubro, e depois de marcar cotações perto de 5,69 na última sexta-feira, dia de formação do ptax, perdeu força na parte da tarde. O Ptax foi formado à 5,6430 para venda.

A maior parte das tensões verificadas no mercado vem da ala política nacional. Em movimento de preparação para o ano eleitoral que se aproxima, os temas como PEC dos Precatórios, novos valores do Auxílio Brasil e novas emendas parlamentares vão ditar os rumos dos noticiários nos próximos dias.

Ontem em entrevista, o Ministro da Econômica Paulo Guedes, disse que não existe plano “B” para abertura de espaço de acomodação para os novos valores do programa de auxílio. Todas as fichas do governo são jogadas em cima da PEC dos Precatórios.

Como solução para o rompimento do teto de gastos por parte dos parlamentares, o governo central abre espaço para que emendas parlamentares também sejam agraciadas com valores que a PEC pode abrir.

O mercado a muito tem o teto de gastos como principal pilar da responsabilidade fiscal, e uma vez quebrado, poderá ser utilizado pelos próximos governos, sem nenhum pudor.

Olhares atentos do boletim Focus no Brasil e aos dados da PMI industrial nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,60% na média.

Os títulos do tesouro norte-americano de 10 anos fecharam em alta à 1,586%.

O Bacen irá realizar leilão de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs e leilão extra de swap cambial que é realizado todas as segundas e quartas-feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: boletim Focus (08:25hs), PMI industrial Markit (10:00hs), balança comercial (15:00hs).

EUA: PMI industrial (10:45hs), gastos de construções (11:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,08%, Tóquio fechou em alta de +2,61%.

Europa: trabalham em alta de +0,90% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,38% na média.