AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 15.10.2021

Bacen continuará a intervir no câmbio sem mirar níveis de taxa.

A diretora de Assuntos Internacionais do Bacen, Fernanda Guardado, disse em entrevista ontem que o órgão não mudará sua estratégia de prover liquidez ao mercado quando perceber níveis de volatilidades fora do padrão.

O Bacen não vai mirar nenhuma banda imaginaria no câmbio, o mercado seguirá tal qual como vemos, seguindo os fluxos internos e externos.

Nos EUA os índices de preços ao produtor saíram abaixo das expectativas e frearam de certa maneira o ímpeto pela corrida aos títulos do tesouro norte-americano.

Os mercados continuam atentos a qualquer entrevista de membros do FOMC, tentando enxergar qualquer pista que mostre de certa maneira a antecipação do fim dos programas de estímulos.

Com base nos números abaixo do esperado do IPP nos EUA, o dólar fechou em queda perante as moedas do índice DXY, encerrando o dia em 93,956 pontos com baixa de -0,59%.

No Brasil, o Real não mostra força de recuperação no curto prazo, mesmo se afastando das casas de 5,60 verificados na quarta-feira, ontem novamente trabalhou pressionado e encerrou o dia em torno de 5,52.

Apesar do momento político ser mais tranquilo, a parada que se verifica nas reformas tributária e administrativa frustram os mercados.

A volta da chuva traz alívio ao cenário de racionamento de energia, e o Presidente da República já fala em encerramento da bandeira extra na tarifa de energia em novembro.

Olhares atentos aos dados de vendas no varejo nos EUA

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,90% na média.

Os títulos do tesouro norte-americano de 10 anos fecharam em alta de +0,028% a 1,548%.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: IBC-BR (09:00HS).

EUA: dados de vendas no varejo, preços de bens importados e exportados (09:30hs), índice Michigan de percepção ao consumidor (11:00hs), discursos de membros do FOMC (13:20hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +1,50 na média.

Europa: trabalham em alta de +0,20% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +1,65% na média.