AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 18 de dezembro de 2025
Índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos é destaque do dia.
O mercado local segue sob um ambiente hostil causado pela pauta política, a antecipação da corrida presidencial do ano que vem eleva a volatilidade dentro de um mês, que por si só já é complicado, dezembro é marcado pela forte saída recursos ao exterior.
O mercado de câmbio seguia de certo modo “comportado” devido o fluxo positivo de capital causado pelas operações de carry trade, porém, a antecipação da pauta eleitoral pesa no chamado “cupom cambial”, a possível escolha de Flavio Bolsonaro como candidato da direita para disputa à presidência da República em 2026 trouxe volatilidade ao mercado.
O Senado Federal aprovou ontem o Projeto de Lei que aumenta os tributos sobre as bets, fintechs e afins, está também no projeto a taxação dos juros sobre capital próprio, além de trazer um corte de 10% de benefícios fiscais de vários seguimentos.
O Projeto de Lei é de suma importância para o fechamento das contas do governo que estima arrecadar mais de R$. 20 bilhões em 2026.
Hoje nos Estados Unidos sai o índice de preços ao consumidor, o CPI é o principal indicador inflacionário, e tem poder de mexer com os mercados.
O dólar fechou em sua maior cotação verificada desde agosto deste ano, a divisa norte-americana fechou o dia em torno de 5,53 com alta de +1,08%
O Ibovespa teve mais um dia de baixa, fechou aos 157.327 pontos com queda de -0,79%.
O índice DXY trabalha em alta de +0,21% aos 98.207 pontos.
Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,23% na média.
Os índices acionários europeus e os índices futuros norte-americanos trabalham em alta nesta manhã.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11h:30.
AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações
BRASIL: reunião do CMN (09:00h).
EUROPA: divulgação da taxa de juros (10h:15), coletiva do BCE (10h:45).
EUA: índice de preços ao consumidor, pedidos de seguro-desemprego (10h:30).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Shanghai: +0,16%, Hong Kong: +0,12%, Tokio: -0,88%.
EUROPA: trabalham em alta de +0,38% na média.
EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,42% na média.





