AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 19 de dezembro de 2025

Semana chega ao fim com agenda econômica recheada.

Ontem os Estados Unidos divulgaram o índice de preços ao consumidor, o índice saiu abaixo das expectativas dos mercados (2,75% ante uma projeção de 3,1%), fato que corrobora com mais um corte de juros em janeiro.

Aqui no Brasil, voltaram as apostas de um corte de juros no início do ano, o Presidente do Bacen, Galípolo, afirmou ontem em entrevista que o órgão ainda depende de alguns indicadores para tomar uma decisão.

A fala de Galípolo foi vista de maneira positiva para quem aposta num corte em janeiro, esse vai e vem na expectativa de corte da Selic vem sendo rotineiro nas últimas semanas.

A semana termina com indicadores de peso nos Estados Unidos, hoje saem os dados do núcleo de preços das despesas de consumo pessoal (PCE), vendas de casas usadas, índice de tendencia de empregos, entre outros.

O Japão anunciou um aumento na taxa de juros (0,25%) indo agora para 0,75% ao ano, é o maior nível de juros em 30 anos. No comunicado posterior a divulgação não foi descartada uma nova alta nos próximos meses.

Ficou para hoje a votação do Projeto de Lei do orçamento federal de 2026, após os movimentos do Senado, que aprovou a aumento de tributos para bets fintechs e JCP, analistas dizem que o governo deve ter menos problemas com as contas públicas em 2026.

O dólar chegou a trabalhar em torno de 5,57 pela manhã, recuou no decorrer do dia e fechou praticamente estável cotado em 5,53.

O Ibovespa fechou em alta de +0,38% aos 157.923 pontos.

O índice DXY trabalha em alta de +0,24% aos 98.322 pontos.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,38% na média.

Os índices acionários europeus e os índices futuros norte-americanos trabalham em alta

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11h:30.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: transações correntes (08h:30).

EUROPA: transações correntes (06:00h), confiança do consumidor (12:00h).

EUA: núcleo do índice de preços PCE, discursos de membros do FOMC (10h:30), vendas de casas usadas, índice Michigan de percepção inflacionária e de consumo (12:00h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: +0,36%, Hong Kong: +0,75%, Tokio: +1,02%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,08% na média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,33% na média.