AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 13.10.2021

IPC norte-americano e ata do FOMC nos radares.

Os problemas que são destaque na imprensa mundial, incluindo o Brasil, com relação aos gargalos nos sistemas de produção e pressões inflacionárias estão cada dia mais evidentes.

Em dia de feriado aqui no Brasil, a inflação foi o grande destaque no exterior, as mesas operacionais tendem a forçar a ideia de aumento de juros nos EUA antes do previsto, apesar dos dados do Payroll saírem dentro das expectativas.

Da China vem outra grande preocupação, a crise que bate à porta por parte das incorporadoras; esta madrugada outra incorporadora (Sinic) alertou o mercado que não deve honrar o pagamento de curto prazo na ordem de usd.250 milhões.

Esse novo “calote” se junta aos casos da Evergrande e Fantasia, e o efeito cascata pode ter serias consequências.

O FMI divulgou nota elevando de forma substancial os riscos inflacionários no Brasil, e prevê menor crescimento para nosso país em meio aos problemas fiscais e políticos. Na última divulgação o FMI previa um IPCA de 4,5%, sendo que agora a previsão é de 7,9%.

Ontem no mercado exterior o dólar trabalhou perto da estabilidade, com relação às moedas do índice DXY fechou em queda de -0,25% encerrando aos 94.287 pontos.

Devemos observar com atenção a variação dos T-10 norte americanos, o título de 10 anos do tesouro é o mais buscado em épocas de crise, e ontem fechou em leve queda de -0,017% fechando à 1,563%.

Hoje nos EUA sai os dados do IPC (índice de preços ao consumidor), e Ata da última reunião do FOMC.

Os preços do petróleo trabalham em queda de -0,60% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs + leilão extraordinário de swap que ocorre todas as segundas e quartas feiras.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: confiança do consumidor-Reuters (12:00hs), fluxo cambial estrangeiro (14:30hs).

EUROPA: IPC mensal e anual (09:30hs), ata do FOMC (15:00hs), discursos de membros do FOMC (17:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em alta de +0,42%, Tóquio em baixa de -0,32%.

Europa: trabalham em baixa de -0,10% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,05% na média.