AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 25.08.2021

Recuperação das commodities impulsiona a Bolsa e derruba o dólar.
A B3 vinha de vários pregões negativos; refletindo os problemas domésticos estava descolada do movimento que acontecia no exterior, com os recordes consecutivos verificados nas Bolsas estrangeiras, principalmente nos EUA.

Ontem com a recuperação dos nossos principais produtos de exportação, com destaque ao minério de ferro, os estrangeiros aproveitaram as “barganhas” e entraram forte no mercado.

O movimento levou a Bolsa a ter uma valorização de +2,33% fechando o dia aos 120.211 pontos. É a maior alta percentual desde o dia 28 de janeiro deste ano.
O aporte de capital por estrangeiros ajudou na queda do dólar no mercado doméstico, refletindo a positividade dos movimentos da Bolsa, a moeda norte americana teve forte queda durante os negócios, com abertura acima dos 5,37, fechou por volta de 5,25, com queda superior aos 2% no dia.
Investidores apontam também que a queda foi ajudada pela entrevista do Presidente da Câmara Arthur Lira, dizendo que o Congresso não apoiará nenhuma medida que fure o teto de gastos.

Vamos verificar se foi somente uma fala para acalmar os investidores, pois à noite o mesmo Arthur Lira se empenhou junto aos congressistas para dar andamento e pautar a PEC dos precatórios.
A reforma tributária “subiu no telhado”.
Augusto Aras teve sua recondução a PGR garantida em votação no Senado. Com forte simpatia da ala política nacional, tanto da situação como oposição, a recondução se deu de forma previsível, serão mais dois anos de controle sobre a PGR.

Mercados com olhares hoje aos dados do IPC-15 no Brasil, e aos pedidos de bens duráveis nos EUA.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.
Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,10% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:
BRASIL: confiança do consumidor-FGV (08:00hs), IPCA-15 (09:00hs), investimento estrangeiro direto (09:30hs), fluxo de capital estrangeiro (14:30hs).
EUA: dados hipotecários (08:00hs), pedidos de bens duráveis (09:30hs)

BOLSAS DE VALORES:
Ásia: Shanghai fechou em alta de +0,74%, Tóquio em baixa de -0,03%.
Europa: trabalham em alta de +0,20% na média.
EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,08% na média.