AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 22.03.2022

Real ganha força perante o dólar.

A moeda norte-americana ficou abaixo dos 5,00 de forma sustentável pela primeira vez em meses. Após abrir e trabalhar por volta de 5,03 nas primeiras horas, o mercado cedeu, principalmente após o discurso de Jerome Powell, fechando por volta de 4,95.

Novamente o que se observa é a forte entrada de capital estrangeiro para aplicações na B3 e na renda fixa. O carry trade voltou com força com a Selic nos atuais 11,75% e com perspectivas de poder alcançar patamares por volta de 13% ao ano.

Vale destacar que não é o dólar se desvaloriza perante as moedas globais, é sim uma recuperação do poder do Real; no exterior o dólar subiu em relação as moedas do índice DXY, fechando com alta de +0,27% aos 98.498 pontos.

O aumento dos preços das commotidies devido a invasão russa à Ucrânia também é apontado como fator de valorização do Real. As exportações brasileiras estão em alta e impulsionam a entrada de moeda no Brasil.

Vários especialistas citam que o cenário pode se reverter a qualquer momento, pois como sempre frisamos, este é um ano eleitoral, as pressões inflacionarias estão presentes e os riscos fiscais mais fortes que nunca. Vale destacar o preço do petróleo que segue firme acima dos usd.100,00.

O boletim Focus do Bacen que foi divulgado ontem, ainda mostra, dentro das pesquisas realizadas, que o dólar tem previsão de encerramento neste ano por volta de 5,30.

Na tentativa de tentar segurar os preços no mercado interno, o governo central zerou o imposto de Importação sobre o etanol e de seis alimentos que compõe a cesta básica; a renúncia fiscal com a isenção é na ordem de mais de R$.1. bilhão aos cofres do governo. Tais medidas visam baixar os preços no mercado, porém analistas são céticos com relação ao tema.

Os preços do petróleo trabalham em queda de -0,50% na média, o Brent está cotado a usd.115,24 por barril e o WTI a usd.109,27 por barril.

Olhares atentos hoje a ata do Copom no mercado nacional.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: ata do Copom (08:00hs).

EUROPA: discurso da Presidente do BCE (10:15hs).

EUA: índice Redbook (09:55hs), discursos de membros do FOMC (a partir das 11:35hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +1,00% na média.

Europa: trabalham em alta de +0,35% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,10% na média.