AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 24.03.2022

Apesar do mercado positivo no Brasil, movimento nos EUA pede cautela.

Ontem, em entrevistas, vários representantes do FED se disseram propensos a propor que a alta dos juros seja maior que o previsto (+0,25%) já na próxima reunião que acontece em maio.

Na esteira do pronunciamento de Jerome Powell, que disse que o FED pode agir de forma mais rápida para conter a inflação, os representantes já falam em uma alta de +0,50% na próxima reunião.

Se observa no mercado que o fluxo de capital para emergentes que estavam direcionados para Rússia (com embargos) e a Turquia (muito presente na guerra), estão voltados para o Brasil.

Com base na entrada de capital externo o dólar recuou ainda mais no mercado, ontem trabalhou entre 4,82 e 4,92, fechando com queda de -1,44%; é a sexta queda consecutiva e consistente do dólar no mercado nacional.

Já no exterior o dólar subiu perante as moedas do índice DXY, a aversão ao risco no exterior fez o índice fechar com alta de +0,13% aos 98,622 pontos.

Analistas apontam que o dólar pode no curto prazo ainda buscar cotações mais baixas, porém ressaltam que o movimento não deve continuar por muito tempo, visto que teremos eleições e os debates devem trazer volatilidade.

No Brasil, tanto a ala governista como setores da oposição, afinam seus discursos contra a política de preços que a Petrobrás utiliza. As fórmulas magicas para “tentar” baixar os preços dos combustíveis estão presentes.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,20% na média, o Brent está cotado a usd.121,94 por barril e o WTI a usd.115,06 por barril.

Olhares hoje aos dados de seguro-desemprego nos EUA.

Não há previsão de leilões de swap pelo Bacen.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: relatório trimestral de inflação (08:00hs), fluxo cambial estrangeiro (14:30hs).

EUROPA: discursos de membros do BCE (10:00hs).

EUA: pedidos de bens duráveis, pedidos de seguro-desemprego, transações correntes (09:30hs), discursos de membros do FED (10:10hs), PMI de serviços e composto (10:45hs).

BOLSAS DE VALORES

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,63%, Tóquio em alta de +0,25%.

Europa: trabalham em baixa de -0,45% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,35% na média.