AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 23.03.2022

Mercados nacionais continuam positivos.

Com cenário positivo, e aproveitando o preço atrativo de vários papeis, investidores renovam suas apostas na B3; ontem o índice marcou sua quinta alta consecutiva, e atingiu o maior patamar em quase sete meses, fechando aos 117.272 pontos, com alta de +0,96%.

Com o reflexo dos aportes de capitais estrangeiros e com a alta de exportações de produtos básicos, o dólar trabalhou entre 4,91 e 4,97, marcando as menores cotações desde junho do ano passado.

O moeda norte-americana acumula queda de -11,85% neste ano, sendo que apenas em março o recuou foi de -4,66%.

No exterior o dólar trabalhou estável perante as moedas do índice DXY, fechando aos 98,460 pontos com leve alta de +0,002%.

Ontem foi divulgada a ata da última reunião do COPOM, o relatório mostra que os juros básicos devem aumentar novamente na próxima reunião, como já previa o mercado, e destacou a guerra entre Rússia e Ucrânia, com potencial risco sobre os preços dos alimentos, que vão empurrar os dados inflacionários para cima.

Ontem, organismos internacionais destacaram que os EUA e Brasil terão sérios problemas para próximas safras, visto que o corte na entrega de fertilizantes tende a aumentar com a continuação da guerra, que hoje chega ao seu vigésimo oitavo dia.

O Bacen atualizou as regras relacionadas ao “open financie”, e agora possibilita a criação de “marktplaces” de crédito. A medida tem a expectativa de melhoria nas condições de empréstimos no mercado nacional.

Olhares atentos hoje ao discurso de Jerome Powell nos EUA.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +2,00% na média, o Brent está cotado a usd.118,16 por barril e o WTI a usd.111,44 por barril.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: fluxo cambial estrangeiro (14:30hs).

EUROPA: confiança do consumidor de março (12:00hs).

EUA: dados hipotecários (08:00hs), discurso de Jerome Powell (09:00hs), vendas de casas novas (11:00hs), estoques de petróleo (11:30hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +1,20% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,30% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,20% na média.