AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 17.09.2021

Aumento da alíquota do IOF e PEC dos precatórios ditam o ritmo nesta sexta-feira.

O governo federal anunciou ontem um aumento na alíquota do IOF (imposto sobre operações financeiras) para empréstimos, tanto das pessoas físicas como jurídicas.

A alíquota para as pessoas físicas sobe para 4,08% ao ano, e para as pessoas jurídicas sobe para 2,04% ao ano.

A aumento se deu por meio de decreto legislativo, assim sendo já tem efeito imediato.

O aumento de IOF sobre as operações de empréstimos, que tem previsão de validade até 31 de dezembro deste ano, servirá para o governo dar continuidade aos programas de assistências até o fim de 2021.

Para o ano que vem a cúpula do governo joga suas fichas na aprovação dos tributos sobre lucros e dividendos para dar continuidade aos programas, principal foco do Presidente da República, lembrando que ano que vem é ano eleitoral.

Ontem à noite a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a PEC que permite ao governo parcelar os precatórios. O embate foi longo, sendo que agora o texto será analisado por uma comissão especial antes de ir à votação.

A PEC dos precatórios está agitando os mercados, o governo insiste no parcelamento dos pagamentos (que já eram previstos); o mercado vê a manobra como eleitoreira, e um “calote”, que pode afetar investimentos futuros no Brasil.

Com base nas tensões que a PEC provoca, além dos demais riscos ficais, a Bolsa continua em trajetória de queda, ontem novamente caiu, desta vez fechando em baixa de -1,10% aos 113.794. As mesas operacionais de grandes bancos e gestores já reveem os números de fechamento do índice para esse ano.

O Dólar continua pressionado, ontem chegou a trabalhar perto dos 5,29.

Dia de agenda econômica fraca mundialmente.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,70% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

EUA: índice Michigan de percepção ao consumidor (11:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: fecharam em alta de +0,20% em média.

Europa: trabalham em alta de +0,10% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em queda de -0,38% na média.