AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 02.09.2021

Dados do PIB desapontam.

A divulgação do PIB abaixo do aguardado, joga um balde de água fria na equipe econômica, mesmo com os discursos de positividade do Ministro Paulo Guedes, já não se espera crescimento robusto no ano.

O PIB nacional recuou -0,1% no trimestre.

A crise hídrica deve ajudar a baixar ainda mais a curva do PIB.

Apesar da alta verificada na B3, os volumes continuam baixos, ontem o índice fechou positivo em +0,52% aos 119.395 pontos; a maioria das mesas não acredita em uma tendência positiva dentro deste mês.

Quanto ao mercado de câmbio, no exterior o dólar recuou -0,19% perante as moedas do índice DXY, fechando aos 92,499 pontos. Os players estão em ritmo cauteloso aguardando os dados do Payroll que saem amanhã.

No Brasil o dólar trabalhou novamente pressionado, fechando em alta de +0,25% por volta dos 5,19. Os problemas domésticos são apontados como principal fator de tensão.

Ontem de maneira repentina, houve um acordo dos líderes dos partidos para aprovação do texto básico na reforma do imposto de renda.

Entre as alterações propostas, estão a tributação de dividendos, redução do imposto de renda das pessoas jurídicas e alteração nas alíquotas aplicadas, entre outras. Não é de fato a reforma tributária. O texto vai ao Senado para análise.

Hoje saem os dados de seguro-desemprego nos EUA.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,40% na média.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: dados da produção industrial (09:00hs).

EUA: pedidos de seguro-desemprego, índices de produtividade, balança comercial(09:30hs), discursos de membros do FOMC (a partir das 14:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fecharam em alta de +0,70% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,08% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,05% na média.