AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 27.08.2021

O dia promete ser agitado e pede cautela.

Nos EUA, dentro do simpósio de Jackson Hole, teremos o discurso de Jerome Powell (11:00hs), e os mercados devem observar “com lupa” as falas do titular do FED com relação ao fim dos programas de compras de títulos, num momento que vários integrantes da casa sinalizam, e pedem esse movimento.

Pesa no ambiente externo o atentado suicida ontem no Afeganistão, que matou mais de 70 pessoas, em sua maioria militares norte-americanos, em meio a saída das tropas dos EUA do país; uma grande crise que cai em cima de Joe Biden.

A variante Delta está em plena ascensão nos EUA, mais de 150.000 casos de novos infectados estão sendo verificados diariamente.

Sendo a véspera das falas de Powell, e com o atentado no Afeganistão, as bolsas mundiais fecharam majoritariamente em baixa, no Brasil a B3 recuou -1,73% aos 118.724.

No mercado doméstico, o dólar devolveu parte de suas perdas com relação ao Real, e fechou em alta de +0,80% cotado por volta de 5,26.

No Brasil não faltam “emoções”, no campo político as tensões entre os poderes ainda estão em ebulição, e com a proximidade do feriado da independência, tendem a permanecer.

Como vários analistas vem alertando, a crise hídrica chega com força, e deve afetar a já abalada economia nacional. Racionamento e até falta de energia elétrica nos radares.

Depois da reforma tributária “subir no telhado”, começa a se especular que Paulo Guedes poderá ter o mesmo caminho.

O Presidente da República sancionou ontem a Medida Provisória que facilita o comercio exterior. O texto flexibiliza regras de importação, facilita a atuação das empresas no comex, e dentre outras medidas cria o “balcão único”, sistema em que a empresa regista seu CNPJ no fisco municipal e estadual, sem a necessidade de passar por diferentes esferas do governo federal, e cria um sistema de simplificação para pagamento das taxas relacionadas ao tema.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11:30hs.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,40% na média.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: índice de preços ao produtor (09:00hs).

EUA: índices de preços, balança comercial de bens, gastos pessoais (09:30hs), simpósio Jackson Hole (10:00hs), discurso de Jerome Powell (11:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou alta de +0,59%, Tóquio em baixa de -0,36%.

Europa: trabalham em baixa de -0,15% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,40% na média.