AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 18.04.2022

Mercados devem ser cautelosos nesta semana.

Depois do feriado, e marcado por mais uma semana curta, os mercados nacionais devem seguir tal qual o fechamento da última quinta-feira, que foi marcado por queda na B3 (-0,51%) e alta no dólar (+0,40%).

O dólar no mercado interno continua trabalhando por volta dos 4,70, e o ritmo deve ser o mesmo com os players acompanhado os rumos da guerra e os movimentos do lockdown em Shanghai.

Depois de se afastar da Capital Kiev, as tropas russas voltaram a atacar a cidade e principalmente as cidades na zona separatista.

Esse novo ataque a Kiev fez com que membros da União Europeia voltassem a discutir não apenas a suspensão, como também a proibição de importação de petróleo russo, e esse movimento levou os preços do petróleo a subirem forte nos mercados na sexta-feira.

A União Europeia espera apenas o segundo turno da eleição francesa para definir tal movimento.

Outro fator que leva preocupação aos mercados nesta manhã é o recrudescimento da pandemia em Shanghai; mesmo com o forte lockdown adotado são muitos os novos casos de infectados e de óbitos.

Nesta semana (quinta-feira) teremos a última entrevista de Jerome Powell antes da divulgação da nova taxa de juros norte-americanos, e os mercados dever estar mais que atentos a mesma.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,10% na média, o Brent está cotado a usd.111,91 e o WTI a usd.106,44 por barril.

Continua a greve dos funcionários públicos e novamente não deveremos ter a publicação do boletim Focus do Bacen.

Olhares atentos hoje aos dados do IGP-10 aqui no Brasil.

Não foram divulgados leilões de swap pelo Bacen.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: IGP-10 (08:00hs), boletim Focus do Bacen (08:25hs, previsão), IBC-Br (09:00hs).

EUA:  reunião do FMI (12:00hs), discurso de membros do FOMC (17:00hs).

BOLSAS DE VALORES

Ásia: fecharam em baixa de -0,90% na média.

Europa: trabalham em baixa de -0,25% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,30% na média.