Conflito armado ganha escala e pressão nos mercados pode aumentar.

O que se comentava ontem na abertura dos mercados era a capacidade do Irã em se defender do forte ataque de Estados Unidos e Israel, e o que se observa até este momento é que não vai se repetir a facilidade que os Estados Unidos tiveram com a captura de Nicolas Maduro dentro da Venezuela.

Veiculos de comunicação dos Estados Unidos destacam que a alta cúpula militar norte-americana foi surpreendida com a reposta do Irã, que usa uma diferente estratégia, atacando vários países vizinhos que são aliados dos norte-americanos.

Bases dos Estados Unidos estão sendo atacadas em países como Arabia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos entre outros, e o canal de Ormuz, por onde passam 20% do petróleo consumido diariamente no mundo, foi de fato totalmente fechado e tem ameaças do governo do Irã de incendiar navios que tentem sua travessia.

Bom base nesse cenário os mercados apontam para uma abertura mais volátil do que a verificada ontem, as bolsas asiáticas, os índices europeus, e os futuros norte-americanos caem bem mais do que o verificado ontem.

Os preços do petróleo continuam subindo, o WTI está sendo negociado em torno de usd.75,60 com alta de +6,18%, enquanto o Brent sai a usd.82,47 com alta de +6,06%.

Os juros dos treasuries dos EUA sobem com a possibilidade de pressão na inflação visto que a preço da gasolina já subiu nos postos norte-americanos, o índice DXY também sobe, está sendo negociado com alta de +0,85% aos 99,170 pontos.

Com a forte alta dos preços do petróleo, as ações da Petrobras foram destaque o Ibovespa (+4,63%) e ajudaram o índice da bolsa a fechar em alta de +0,28%.

A entrada de estrangeiros ajudou a segurar as cotações do dólar, a divisa norte-americana chegou a ser cotada acima de 5,22, porém fechou o dia em torno de 5,17.

Fora o conflito armado o dia é de agenda econômica forte aqui no Brasil, com destaque para divulgação do PIB, índice de empregos e o IPC da Fipe.

Não há previsão de leilões para fins de rolagens de swaps cambiais.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: IPC-Fipe (07:00h), divulgação do PIB (09:00h), índice Caged de empregos (14h:30h).

EUROPA: PMI industrial (05:00h), discurso da Presidente do BCE (11:00h).

EUA: índice de otimismo econômico (12:00h), discursos de membros do FONC (13h:45).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -1,43%, Hong Kong: -1,12%, Tokio: -3,08%.

EUROPA: trabalham em baixa de -3,10% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -1,98% na média.