Juros são divulgados e ficam dentro das expectativas.

Mesmo com a confirmação do aumento de juros por parte do FED e de corte na Selic por parte do Bacen, o que chamou a atenção foram os votos.

A taxa básica de juros nos Estados Unidos subiu +0,25%, que agora está na faixa de 3,7% a 4,00% ao ano, a decisão foi unanime.

A marca de Kevin Warsh é de comunicados curtos e diretos ao mercado, o texto destacou que a atividade econômica está se expandido em ritmo sólido, enfatizando que os gastos domésticos continuam resilientes e que a produtividade e os investimentos de capital seguem fortes.

O comunicado duro deixa claro que o FED não vê a economia fragilizada e que priorizará o combate aos preços elevados, destacando que a meta de 2% é o alvo.

A porta ficou aberta para um novo aumento de juros na próxima reunião do FED que acontecerá entre os dias 27 e 28 de outubro.

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a decisão nas redes sociais e defendeu que os juros deveriam cair para 1% ou menos.

Aqui no Brasil a Selic teve mais um corte de -0,25%, o que leva nossa taxa básica de juros para 13,75% ao ano, a decisão também foi unanime. O comunicado do Bacen apontou que o cenário internacional pressiona os combustíveis, mas ressaltou que o caráter restritivo da Selic impulsionou a deflação de 0,32% em agosto.

Mesmo com a redução de 0,25%, o Brasil se manteve no posto de maior juro real do mundo (taxa de juros descontando a inflação projetada).

As operações de carry trade ficam mais apertas, o diferencial de juros entre Estados Unidos e Brasil passa a ser de 9,75%.

O dólar fechou cotado em 5,155 (-0,05%), o Ibovespa caiu -0,51% (185.548 pontos).

O índice DXY trabalha em baixa de -0,08% aos 99,898 pontos.

Os índices acionários europeus trabalham em alta, os futuros norte-americanos em alta.

O Bacen irá realizar leiloes de swap cambial para fins de rolagens (11h30).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

EUROPA: índice de preços ao consumidor (06h).

EUA: pedidos de seguro-desemprego, licenças de construções (09h30), venda de moradias pendentes (11h).

BOLSAS DE VALORES:

  • ÁSIA: Shanghai: +0,53%, Hong Kong: -0,44%, Tokio: +0,53%.
  • EUROPA: trabalham em alta de +0,17% na média.

ESTADOS UNIDOS: trabalham em alta de +0,82% média.