O dia será marcado pela agenda econômica dos Estados Unidos.

Em meio a continuação do acordo de paz entre Estados Unidos e Irã, que ainda segue, a agenda econômica nos Estados Unidos é cheia hoje.

O destaques são o índice de preços (PCE), o PIB trimestral e os pedidos de seguro-desemprego.

O índice PCE ( núcleo de despesas de consumo pessoal ), é o indicador de medida oficial de inflação preferido pelo Federal Reserve, ele mede a variação dos preços dos bens e serviços adquiridos pelas famílias norte-americanas.

Já aqui no Brasil o destaque do dia fica por conta da divulgação do IPCA-15.

Mesmo sem a finalização do acordo de paz definitivo entre Estados Unidos e Irã, o Estreito de Ormuz continua aberto, fato que contribui para continua queda dos preços do petróleo.

Nesta manhã o Brent recua -1,18% cotado em usd,72,97 e o WTI -1,19% cotado em usd.69,52.

Com um novo cenário de juros se desenhando, em que os economistas preveem um aumento de juros nos Estados Unidos e de mais cortes na Selic, as cotações do dólar seguem subindo.

Pesa também no cenário nacional o aumento dos embates políticos visando o pleito eleitoral  que se aproxima.

Especialistas citam que Donald Trump pode voltar a fazer pressão contra o Brasil, Trump precisa de novos embates após uma sequência de derrotas no Senado norte-americano, da sensação de dever não cumprido no Oriente Médio, e da forte perda de popularidade.

Ontem o dólar fechou cotado em torno de 5,21 com alta de +0,30%, é a maior cotação do dólar desde o final de março deste ano.

O Ibovespa fechou em baixa de -0,44% aos 170,507 pontos,

O índice DXY trabalha em baixa de -0,02% aos 101,364 pontos.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h:30).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

· BRASIL: IPCA-15, reunião do CMN (09:00h).

· EUROPA: relatório mensal do BCE (05:00).

· EUA: índice PCE, pedidos de bens duráveis, pedidos de seguro-desemprego, PIB trimestral (09h:30), discursos de membros do FOMC ( a partir da 09h:45).

BOLSAS DE VALORES

· ÁSIA: Shanghai: +0,23%, Hong Kong: -1,43% Tokio: +4,69%.

· EUROPA: trabalham em alta de +0,42% média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +1,38% na média.