Estados Unidos e Irã anunciam um acordo de paz.

Depois de meses de conflito, chega ao fim os ataques entre Estados Unidos e Irã, um acordo para pôr fim à guerra foi anunciado ontem à noite no Paquistão e confirmado pelos dois países.

Ainda não se sabe o real teor do documento, porém fontes citam que o programa nuclear do Irã segue incerto.

O acordo só foi possível após forte pressão dos Estados Unidos contra Israel, que no sábado havia bombardeado áreas ao sul de Beirute, capital do Libano.

Membros do governo norte-americano foram aos meio de comunicação e jogaram no colo de Benjamim Netanyahu o possível fracasso no acordo de paz.

Pesou para um acordo final a pressão do próprio Partido Republicano, que teme perder as eleições legislativas que acontecem a agora no segundo semestre, pesquisas recentes mostram forte descontentamento da população que citam os preços dos combustíveis e a inflação que corrói os salários.

A partir de agora o Canal de Ormuz será totalmente liberado para passagem dos petroleiros, e os players de petróleo estimam que os preços da commoditie podem se estabilizar ao longo de algumas semanas.

Agora pela manhã o Brent é negociado em usd.82,71 com queda de -5,30% e o WTI em usd.79,98 com queda de -5,63%.

A anúncio do acordo de paz reflete nos mercados acionários, as bolsas asiáticas fecharam em alta nesta madrugada, movimento que segue no mercado europeu e nos índices futuros norte-americanos.

índice DXY trabalha em baixa de -0,25% aos 99,239 pontos.

O dólar fechou sexta-feira cotado em 5,065 com queda de -0,76%.

O Ibovespa fechou em queda de -0,21% aos 171.133 pontos.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h:30).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08h:25).

EUROPA: produção industrial, total de ativos de reserva (06:00h)

EUA: produção industrial (10h:15).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: +1,61%, Hong Kong: +0,50%, Tokio: +5,33%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,97% média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +1,82% na média.