Junho começa com turbulência.

Pelo que se observa no noticiário desta manhã, o mês de Junho vai começar com turbulência e a cautela pode imperar nos negócios.

Os Estados Unidos e o Irã voltaram a se atacar nesta madrugada, elevando as tensões no Oriente Médio.

Após Donald Trump afirmar (novamente) que um acordo entre os dois países estava em fase final, as forças norte-americanas lançaram misses contra território iraniano, em reposta Teerã ordenou ataques contra bases dos EUA no Kuwait.

A diplomacia iraniana acusou formalmente o Governo do Estados Unidos de violação da trégua assinada pelos dois países.

Com base nesses ataques os preços do petróleo voltaram a subir no mercado internacional, o Brent está sendo negociado em usd.94,17 com alta de +3,35% e o WTI em usd.90,845 com alta de +3,90%.

Aqui no Brasil o clima é de extrema preocupação, depois que os Estados Unidos classificaram o PCC e o CV como organizações terroristas e sinal de alerta soou, principalmente no mercado financeiro, que será de cara o principal prejudicado.

Representantes de grandes entidades de classe do Brasil correm atras da contração de bancas jurídicas nos Estados Unidos para auxiliar em possíveis defesas contra sanções do governo norte-americano.

Para azedar ainda mais o clima, fontes afirmam que os Estados Unidos vão voltar a taxar vários produtos brasileiros, o anúncio pode acontecer nesta segunda-feira.

O Escritório de Representantes do Comercio dos EUA (USTR) já adiantou que o movimento é político, sendo que o principal alvo de questionamento do governo dos EUA é a utilização do sistema PIX aqui no Brasil.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta,  índice DXY trabalha em alta de +0,15% aos  99.010 pontos.

Não há previsão de leilões de swap cambial para fins de rolagens.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08h:25), PMI industrial (10:00h).

EUA: PMIs industrial, gastos com construção (11:00h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,27%, Hong Kong: +0,86%, Tokio: 0,90%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,09% média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,22% na média.