Mercado teve um dia de ajustes.

Ontem os mercados tiveram um dia de ajustes depois da forte volatilidade verificada na última sexta-feira.

O Ibovespa se recuperou e fechou em alta de +1,25% aos 179.875 pontos, sendo que as ações da Petrobras continuam sendo destaque com o conflito no Oriente Médio e os preços do Brent subindo, as ações preferencias fecharam em alta de +2,04% (45,58).

No mercado de câmbio após uma abertura ainda pressionada, o dólar passou a cair no final do dia fechando em torno de 5,23, com forte recuou de -1,73%.

Uma das explicações de o porquê da positividade ontem, foi o fato de que as apostas de um corte tímido na Selic (0,25%) ainda vão continuar estimulando as operações de carry trade.

Um dos destaque ontem foi o movimento do Tesouro Nacional que anunciou o cancelamento de leilões de títulos públicos indexados ao índice de preços e prefixados.

O Tesouro Nacional também atuou recomprando títulos na parte da manhã na ordem de R$.15 bilhões, controlando assim a alta de juros de longo prazo que estava pressionada na última semana.

O conflito no Oriente Médio continua, e sem previsão de término; ontem os países da Otan afirmaram que não irão enviar tropas para o estreito de Ormuz, afirmando que o conflito não é contra o bloco.

Os Estados Unidos também tiveram resposta negativa por parte da China.

Os preços do petróleo voltam a subir forte agora pela manhã, o Brent está sendo cotado em usd.103,63 com alta de +3,35% e o WTI está cotado em usd.96,09 com alta de +3,86%.

Os índices acionários europeu trabalham em alta, os futuros norte-americanos em baixa nesta manhã.

O índice DXY trabalha em alta de +0,06% aos 99.525 pontos.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h:30).

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: IGP-10 (08:00h), IPCA com ajustes (09h:15).

EUROPA: discurso da Presidente do BCE (15:00h).

EUA: variação semanal de empregos (09h:15), venda pendentes de moradia (11:00h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,85%, Hong Kong: +0,13%, Tokio: -0,22%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,23% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,18% na média.