Discurso de Donald Trump é o grande destaque do dia.

Janeiro chega ao final em meio a apreensão dos mercados depois de Donald Trump afirmar ontem a noite que hoje divulgará o nome do novo Presidente do FED.

E as apostas mudaram, até então se especulava o nome de Cristopher Walter, um membro do Conselho de Governadores do FED.

Porém o alinhamento de Walter com uma política restritiva, fez Trump mudar de ideia, e a vaga deve ir para Kevin Warsh, que é um ex-diretor do FED.

Segunda a mídia especializada Warsh se reuniu nos últimos dias com Trump e se mostrou favorável a diminuição do balanço patrimonial do FED e a favor dos juros mais baixos.

O mandato de Jerome Powell a frente do FED termina agora em maio.

Com base nesse cenário os índices acionários futuros norte-americanos trabalham em queda, assim como as criptomoedas e as commodities, com destaque para forte queda das cotações do ouro (-5,47%).

Aqui no Brasil é dia de formação da PTAX mensal no mercado de câmbio, e como sempre a volatilidade se faz mais presente até a formação da taxa (13h:15).

Outro movimento que ganha destaque no cenário nacional é a anunciada saída de Fernando Haddad do Ministério Fazenda, Haddad afirmou ontem que o movimento deve se dar agora em fevereiro.

O Ibovespa fechou em baixa de -0,84% aos 183.134 pontos, o dólar encerrou o dia cotado em torno de 5,195 com queda de -0,27%.

O índice DXY trabalha em alta de +0,37% aos 96,515 pontos.

Os prelos do petróleo trabalham em baixa de -1,17% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem (11h30).

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: IGPM (08:00h),  balanço orçamentário (08h:30), taxa de desemprego (09:00h), índice Caged de empregos (14h:30).

EUROPA: PIB anual, taxa de desemprego (07:00h).

EUA: índice de preços ao produtor (10h:30), PMI de Chicago (11h:45).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,96%, Hong Kong: -2,08%, Tokio: -0,01%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,17% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,85% na média.