FED corta os juros dentro do esperado.

O FED anunciou ontem mais um corte de 0,25% nos juros, agora a taxa básica dos juros dos Estados Unidos fica na banda de 3,75% e 4,00% ao ano.

A decisão, como a última, não foi unanime , dentre os dez integrantes do FOMC, oito votaram pela redução dos juros em 0,25%, um membro votou por um corte maior (0,50), sendo que o outro votou pela manutenção dos juros.

Porém, como frisamos, foi a coletiva do FED que gerou volatilidade nos mercados.

Jerome Powell, praticamente deu como encerrada, pelo menos por enquanto, a movimentação para futuros cortes nos juros norte-americanos.

Powell citou que o FED tem preocupações relacionadas a desaceleração no mercado de trabalho, porém disse que existe uma inflação persistentemente elevada, e indicou que um novo corte dos juros em dezembro não está garantido.

Com a possibilidade de não haver um novo corte de juros, e considerando que o discurso foi acima do tom, os investidores saíram vendendo posições nos mercados acionários, principalmente na última hora dos pregões.

O FED anunciou para o dia 01 de dezembro o fim do aperto quantitativo (redução da quantidade de dinheiro na economia) com o encerramento da redução do seu balanço patrimonial de usd.6,6 trilhões.

Hoje de madrugada aconteceu a tão aguardada reunião entre Trump e XI Jiping, porém até o momento não houve nenhuma divulgação nos meios de comunicação.

A agenda econômica ganha tração hoje.

O dólar fechou o dia cotado em torno de 5,36 perto da estabilidade.

O índice DXY trabalha em baixa de -0,08% aos 98.992 pontos, os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,58% na média.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em baixa nesta.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11h:30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: IGP-M (08:00h), fluxo cambial estrangeiro, índice Caged de empregos (14h:30).

EUROPA: divulgação da nova taxa de juros (10h:15), coletiva do BCE (10h:45).

EUA: vendas de casas novas (08:00h),PIB trimestral, núcleo de preços PCE (09h:30), discursos de membros do FED e FOMC ( a partir das 10h:55).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,73%, Hong Kong: -0,24%, Tokio: +0,07%.

EUROPA: trabalham em baixa de -0,15% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,18% na média.