Tensões entre Estados Unidos e China ganham força.

Os movimentos retaliatórios dos Estados Unidos contra China podem escalar nos próximos dias, ontem Donald Trump citou a falta da China no mercado de soja, que está causando grande perdas aos produtores locais, o governo norte-americano deve lançar um pacote de ajuda aos produtores de soja.

Trump sinalizou que devido à ausência da China no mercado de soja, vai impor restrições a compra de óleo de soja vindas da China.

Ainda falando de Trump, ontem ele fez um  discurso condicionado o socorro à Argentina, através do pacote de swap cambial de usd.20 bilhões de dólares, a reeleição de Milei, porém a eleição que se aproxima na Argentina não é a para Presidente da República.

É um movimento ousado, visto que a economia Argentina pode ficar extremamente condicionada aos pedidos do presidente-norte-americano, que por sua vez assume o risco “Argentina”.

Jerome Powell sinalizou em seu discurso ontem que os juros podem cair novamente agora em outubro, destacando que o mercado de trabalho está aquém das expectativas.

Aqui no Brasil os olhares dos investidores continuam no risco fiscal devido as notícias de que o governo prepara uma proposta de tarifa zero para o transporte público em nível nacional, e um programa de resgate financeiro aos Correios (R$.20 bilhões).

Fernando Haddad disse que a partir de hoje o governo vai a analisar quais as medidas serão tomadas para compensação da perda de arrecadação devido a derrubada da MP 1303.

O dólar trabalhou sob forte volatilidade ontem aqui no Brasil, a divisa norte-americana chegou a ser cotada em 5,52, recuou na parte da tarde e fechou em torno de 5,48.

O destaque do dia fica porta conta da divulgação do Livro Bege nos Estados Unidos.

O Ibovespa fechou em baixa de -0,07% aos 141.683 pontos.

O índice DXY trabalha em baixa de -0,21% aos 98.605 pontos.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta nesta manhã, os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,05% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11h:30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: vendas no varejo (09:00h), fluxo cambial estrangeiro (14h:30).

EUA: discursos de membros do FOMC (13:00h),livro Bege (15:00).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: +1,22%, Hong Kong: +1,84%, Tokio: +1,78%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,18% na média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,55% na média.