Índices futuros mostram recuperação no mercado acionário.

A última sexta-feira foi de caos generalizado, tanto aqui no Brasil como exterior,  só nos Estados Unidos usd.2 trilhões evaporaram  das bolsas de valores.

A forte aversão ao risco já era vista aqui no Brasil, o dólar já subia logo na abertura dos negócios e a bolsa caia devido as preocupações relacionas ao risco fiscal brasileiro.

Havia muita especulação sobre as alternativas que o governo vai usar para cobrir a perda arrecadatória com a derrubada da MP 1303.

Porém o clima ficou pior depois da abertura do mercado norte-americano, devido o shutdown, que entra na segunda semana, os investidores fugiram  do risco, e as bolsas amargaram fortes quedas, o Dow Jones recuou -1,90%, a Nasdaq -2,56% e S&P -2,71%.

Mas a situação ainda piorou, Donald Trump voltou a colocar tarifas extras para China, na ordem de 100%. Trump citou a medida retaliatória como uma resposta a China depois que o gigante asiático informou novo controle sobre as exportações de terras raras.

Os índices futuros norte-americanos sobem nesta manhã, o movimento se dá depois de Trump amenizar em seu discurso contra a China, ontem ele afirmou que respeita muito o líder chinês, e pediu para que os investidores não fiquem preocupados.

Especialistas citam que os Estados Unidos podem ficar sem munição para seguir com o tarifaço imposto por Trump; a China divulgou sua balança comercial, com relação aos EUA houve recuo de 27% nas exportações em setembro (comparado com o mesmo mês do ano passado), porém no geral as exportações chinesas cresceram +8,3%, bem acima das expectativas dos mercados.

Hoje é feriado nos Estados Unidos (Columbus Day), os mercados dos treasuries estarão fechados, porém as bolsas vão trabalhar mormente.

O dólar subiu forte no Brasil, fechou o dia em torno de 5,51 com alta de quase 3%, o Ibovespa fechou em queda de-0,89% aos 140.786 pontos.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +1,65% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens às 11h:30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08h:25).

EUA: relatório da Opep (098:00h), índice de tendencia de empregos, vendas no atacado, gastos com construções (11:00h), discurso do Secretário do tesouro (13h:55)

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,19%, Hong Kong: -1,52%, Tokio: -1,01%.

EUROPA: trabalham em alta de +0,38% na média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +1,55% na média.